Uma Moqueca de Badejo incrível. Existem varias formas de se fazer uma boa moqueca, essa receita não é difícil e ficou muito gostosa, o aroma e o sabor final são indescritíveis.
Mais uma opção de moqueca, clique aqui

Um prato excelente que deve ter como acompanhamento um arroz branco, pirão e uma boa farinha. Abaixo a receita da moqueca e do pirão.
————————————————————————————————————-
Ingredientes:
3 colheres de sopa com Azeite Extra Virgem,
1 colher de sopa de Colorau, pra quem não conhece, é um pó vermelho fácil de encontrar nos supermercados.
2 Cebola Grandes, corte em rodelas e depois ao meio.
4 dentes de alho picadinhos, serão 3 para a moqueca e um para o pirão.
5 tomates italianos, escolha tomates grandes, é com o caldo dele que tudo será cozido, corte em tiras e tire as sementes.
5 limões médios. Esses vão virar suco para temperar o peixe, lula e camarão.
1/2 pimentão Vermelho e 1/2 Pimentão Amarelo, cortado em tiras.
100 ml de Leite de Coco, com ele iremos misturar a salsinha, cebolinha e coentro picado.
600 g de Peixe em posta ou files altos de Badejo, pode ser robalo também.
300 g de Camarão sem casca médio senão irão sumir no cozimento.
6 camarões Rosa sem casca, bem grandes. É opcional, mas vale muito a pena.
200 g de lula, ficou bom sobre o arroz.
Salsinha, Cebolinha e Coentro a gosto.
2 colheres de sopa de Azeite de dendê, também é fácil de encontrar.
Sal e Pimenta do Reino a gosto.
1/2 Tablete de Caldo de Legumes para o pirão.
Uma panela de Barro ajuda muito, não são difíceis de encontrar e ajuda no cozimento e apresentação do prato.
————————————————————————————————————-

Acabei utilizando o badejo em file, é mais fácil de encontrar. Corte o peixe em “quadrados” altos. Reserve os cortes menores do file para preparar o pirão.
Limpar o camarão dá um pouco de trabalho. Nos camarões grandes passe a faca no dorso dele para tirar uma “tripa” preta, li em algum lugar que é importante tirar. As lulas, compre os anéis prontos, dá muito trabalho pra limpar…rs.

Prepare todos os ingredientes, a cebola e os pimentões em tiras. O alho bem picado bem como a salsinha, cebolinha e coentro.
Os tomates não estão cortados aqui na foto, mas é simples, tire o miolo despreze as sementes e corte em tiras.
Para temperar o peixe, a lula e o camarão: salpique sal, fondor e pimenta do reino em ambos os lados do peixe, no caso do camarão e lula misturando bem para pegar sal em todos. Não precisa exagerar no sal. Esprema dois limões para o peixe, dois para o camarão e 1 para a lula. Deixe ambos no máximo por 10 minutos pra pegar gosto, daqui vai direto pra panela. Nesse período mexa e/ou vire o peixe ao menos duas vezes para que o limão possa ser absorvido.

Olha que panela legal…rs. Com tudo cortado e temperado, vamos ao preparo da moqueca.
Aqueça uma panela de barro em fogo alto. Coloque o azeite e frite as cebolas com o colorau. Em seguida adicione o alho e refogue tudo.
Vi aLguns comentários dos baianos sobre esse prato, deixaram claro que não usam colorau, e que usam um pouco de extrato de tomate, de repente é uma opção.

Junte os tomates e o pimentão, tampe a panela e deixe cozinhar mexendo as vezes, até que o vire um molho.
Não se assuste, a panela vai ficar cheia, mas, ele vão diluir. Vai caber o peixe o camarão…rs.
Quando os ingredientes já estiverem misturados, líquidos e desmanchados, tire + ou – metade deste molho e reserve numa vasilha. Deixe a outra parte na panela, no fogo baixo. Se usar a panela de barro pode usar o fogo médio.

Agora vamos colocar o peixe.
Por cima do molho que ficou na panela, coloque o peixe e os camarões rosa ( como esses são maiores, vão demorar mais para cozinhar).

Cubra o peixe é os camarões rosa com o molho que você reservou. O prato esta quase pronto e o cheiro é excelente.
Deixe cozinhar por + ou – 15 minutos, até que o peixe esteja quase pronto. Se você também usar os filés, não mexa, senão você vai desmanchar o peixe.

Nos últimos 7 minutos, acrescente os camarões, o azeite de dendê e leite de coco. Tampe a panela e cozinhe por esses 7 minutos, ou até que os camarões estejam cozidos, rosados e macios.
Alguns comentários dos baianos sobre esse pratos dizem respeito ao dendê. Disseram que as pessoas que não estão acostumadas a comer dendê podem sentir dor de barriga, sendo assim, acho que podemo suprimir o dendê caso tenha dúvida.

Olha a Moqueca pronta.
Ficou realmente muito gostoso. Essa receita serve até 4 pessoas, e surpreende os convidados.
Tenho que aproveitar e dar os créditos a Juliana Bastos Delgado. Copiei essa receita dela no site http://www.bemsimples.com.br
———————————————————————————————————
Vamos ao preparo do Pirão: (Nessa receita preciso dar créditos a D. Ide Maria)

Muito simples, os cortes e pedaços pequenos dos filés você vai cozinhar em água (não muita, uns 200 ml) e 1/2 caldo de caldo de legumes. Cozinhe bem pra depois ficar fácil pra desfiar o peixe, deixei cozinhando por + ou – 15 minutos em fogo alto.
Quando terminar de cozinhar separe o caldo e não jogue fora, é com ele que vamos finalizar o pirão.
Vamos preparar os ingredientes: 1 alho bem picado um pouco de salsinha e cebolinha picado. 1/2 cebola picada e farinha de mandioca.
O peixe cozido você vai desfiar tirando todos os espinhos caso tenha. No meu caso como usei os pedaços do filé não tinha espinho, mas, pirão de verdade você coloca até a cabeça do peixe.

Em 1 colher de sopa de manteiga frite o alho e refogue a cebola. misture o peixe e deixe fritar mais um pouco acrescentando sal e pimenta do reino a gosto.
Com o caldo que foi reservado misture gradativamente a farinha de mandioca e vá misturando tudo até conseguir a consistência de creme. Eu utilize todo o caldo que eu havia reservado, já a farinha foi a média para dar a mistura ideal, + ou – 5 colheres de sopa.
Deixe aquecer um pouco, acrescente a salsinha e a cebolinha e pronto.
—————————————————————————————————-
Agora é arrumar a mesa, apresentação ajuda muito.

Pra acompanhar coloque um pouco de arroz branco e farinha amarela, além é claro de um boa pimenta.
Se na sua casa todos gostam de pimenta e se não tem nenhuma criança, você pode acrescentar um pouco de pimenta no preparo do prato.
E a lula ? simples, frite e coloque sobre os pratos prontos com um pouco de azeite de oliva.

Olha aí o prato com o resultado final, pena que pela internet não conseguimos sentir o cheiro, mas é algo indescritível.
Outra dica importante, faça no almoço, depois desse prato vai dar uma “leseira” digna de uma boa rede.
Bom apetite !!!